Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça do DF declara rescisão de contrato de locação residencial por falta de pagamento de aluguéis

    há 2 anos

    A 20ª Vara Cível de Brasília confirmou decisão liminar, julgando procedente o pedido para declarar a rescisão do contrato de locação residencial. No caso, a locatária deixou de pagar 6 meses de aluguel para os locadores.

    O escritório Fonseca de Melo e Britto advogados, que representou os locadores, requereu a desocupação compulsória, já que a locatária, intimada a deixar voluntariamente o imóvel, não o fez. Assim, acolhendo a tal pedido, a Justiça do Estado de Goiás procedeu à desocupação do referido imóvel em 16/07/2021.

    Na sentença, a juíza Thaissa de Moura Guimarães confirmou a decisão liminar e reconheceu o descumprimento contratual pela locatária, uma vez que deixou de adimplir os alugueres convencionados, concluindo pela procedência da tutela requerida. Ademais, a magistrada observou que a inclusão das parcelas vincendas na condenação é prevista no CPC, em seu artigo 323, julgando procedente também esse pedido.

    Ao final, a juíza julgou procedente os pedidos dos locadores, declarando a rescisão contratual e condenando a locatária ao pagamento dos aluguéis vencidos e não pagos até a imissão na posse do imóvel em 16/07/2021, e do débito relativo as faturas de energia elétrica pendentes no referido período.

    No entanto, referida sentença foi omissa ao não mencionar a fixação do termo inicial para a incidência dos juros de mora em relação aos alugueres vencidos, além de ter se manifestado erroneamente acerca do tipo de locação, uma vez que a sentença tratou a locação como “comercial” e não “residencial” como era correto. Dessa forma, os locadores opuseram Embargos de Declaração para que fosse sanado o vício. A Juíza, então, acolheu o recurso para alterar a redação do dispositivo anteriormente exarado, passando a constar a fixação do termo inicial.

    Processo nº 0735450-27.2019.8.07.0001

    Assessoria de Comunicação Escritório Fonseca de Melo e Britto Advogados


    • Sobre o autorAssessoria advocatícia jurídica, consultiva e extrajudicial
    • Publicações142
    • Seguidores16
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-do-df-declara-rescisao-de-contrato-de-locacao-residencial-por-falta-de-pagamento-de-alugueis/1424900481

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)